segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Se tem alguém que tem experiência em tratamento para queda de cabelo, esse alguém sou eu, infelizmente. Desde que me entendo por gente, eu vivo preocupada com a queda dos meus cabelos, que por qualquer motivo se acentua e quando eu vejo, já to com alguma falha se abrindo aqui ou ali... Sei bem o quanto isso pode deixar uma mulher desesperada (e homens também). Segundo alguns dos médicos que já fui, o meu problema é genético e não tem jeito, vou ter que passar a vida tentando manter meus já poucos fios na cabeça. Da primeira vez que ouvi isso, não dei bola, achei que o médico não sabia de nada e resolvi consultar um outro, especialista em Tricologia, dono de uma super clínica referência em tratamentos para queda e adivinhem? Ele deu o mesmo veredito. Saí do consultório chorando.

Por enquanto, meu cabelo está super forte, cai no máximo uns 15 fios por dia, praticamente um sonho!! Mas isso é por conta dos hormônios da gravidez e, assim que ela acabar, já sei que essa mamata vai acabar. Até porque no pós-parto os fios caem muito mesmo, já estou avisada. E se você, assim como eu, sofreu, sofre ou sofrerá um dia vendo seus lindos fios cometerem suicídio se jogando do alto da cabeça, pode seguir algumas dicas para tentar recuperar a saúde deles.
Algumas coisas que aprendi na prática e com os trocentos dermatologistas que já fui, amenizam muito o problema ou, dependendo do motivo pelo qual o cabelo está caindo demais, podem até resolver de vez.

Pra começar, é preciso saber que todo fio de cabelo tem seu ciclo de vida, ele nasce, cresce e morre um dia. Então, antes de se desesperar, tem que avaliar se a queda está mesmo além do normal. Se você anda deixando rastros de fios no travesseiro, por exemplo, e por outros lugares onde passa, talvez seja hora de ficar alerta e começar a colocar em prática alguns hábitos do tipo:

- Cuidar da alimentação
Alimentação saudável e balanceada é bom pra tudo, inclusive pra isso. A falta de vitaminas e minerais e uma dieta rica em gorduras pode fazer você perder mais cabelos do que deveria. Ferro, zinco, biotina, cisteína e vitaminas A, D, do complexo B são algumas que, se estiverem em desequilíbrio no organismo, podem levar à queda dos cabelos.


- Fazer check-up
Isso porque alguns hormônios desregulados também causam o problema. Com um simples exame de sangue já dá pra identificar se tem algo errado.


- Cuidado com banho escaldante
Essa é a parte mais difícil de seguir pra mim, que adoro um banho bem quente e demorado. A água muito quente estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo, o que causa vários problemas como caspa, seborreia e outras dermatites, que levam à queda. Aliás, só a oleosidade excessiva por si só já entope os folículos e faz com que o fio cabelo caia e, pior, o outro que está para nascer não consiga sair pelo folículo. Ou seja: falha à vista!


- Frequência de lavagem
Não existe bobagem maior do que a velha lenda de que não se pode lavar os cabelos todos os dias, que o couro apodrece, mofa, não seca, etc...  Você pode e deve lavar os cabelos todos os dias, isso mantém a oleosidade longe e o couro cabeludo mais saudável, até pelo que falei sobre a oleosidade aqui em cima.


- Prestar atenção nos produtos que você está usando
Essa parte é muito importante! Muitas pessoas não sabem, mas a maioria daqueles produtos que a gente vê nas prateleiras por aí anunciados como antiqueda podem não servir e até agravar o seu problema. Isso porque a gente não costuma se atentar para o fato de que existem dois tipos de queda: a que acontece por quebra do fio e a que acontece desde a raiz. Se o cabelo estiver quebrando pelo meio, ele precisa de hidratações e reconstruções para deixar os fios mais fortes.
Mas se estiver caindo desde a raiz, por algum problema no couro cabeludo, o excesso de produtos hidratantes pode desencadear todo aquele processo que mencionei sobre entupir os folículos, o que agravaria a queda.
Por isso, sempre costumo dizer quando alguém me pede indicação de produtos: vá num dermatologista! Antes de comprar qualquer coisa, é preciso saber a causa, até pra não jogar dinheiro no lixo porque os produtos antiqueda costumam ser mais caros.

Outra coisa que vale a pena lembrar é que couro cabeludo, pra ser saudável, precisa respirar. Então, se você usa muito leave-in, fixadores, cremes pré-escova e afins, é bom usar um anti-resíduos de vez em quando, ou até um exfoliante para couro-cabeludo. Sim, existe isso e é uma delícia de passar! Isso serve também para quem usa xampus perolados e condicionadores pesados demais.


- Soltar os cabelos
Mais uma vez, o couro cabeludo precisa de liberdade! Manter os cabelos sempre presos, além de causar o abafamento dos folículos, pode causar queda por tração: o fato de estar preso faz força na raiz e os fios se desprendem. Dependendo do caso, pode causar até queda definitiva (que medo)!!! Isso vale também para quem tem megahair.


- Relaxar
Sim, relaxe, porque o stress realmente pode ser a causa de quedas que levam até à calvície!!


Se nada disso for suficiente para melhorar o problema e você começar a notar que o volume está diminuindo ou, pior, se começar a aparecer couro cabeludo onde antes se via cabelo, corre num dermatologista! Eu já fiz alguns tipos de tratamentos, nada invasivo ou radical demais, mas o último que fiz foi excelente, em menos de 6 meses vi meus fios nascendo de volta e uma leve entrada que eu tinha ficou completamente cheia!! Mas isso eu conto outro dia, em outro post.
Postado Por:Gabi As: segunda-feira, agosto 12, 2013 Sem Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube

Curte a gente no FB!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Fale com a gente!

Nome

E-mail *

Mensagem *

    Chá das Nove é um site de entretenimento e informações. A reprodução do conteúdo do site é permitida, com os devidos créditos. Se tiver alguma dúvida entre em contato com blogchadasnove@gmail.com.

    Todas as imagens que aparecem no site são reproduções de outros sites e o Chá das Nove não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que especificado. Se você (ou sua empresa) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça no Chá das Nove entre em contato e ela será removida.